CPAP Saúde - Cuidando do seu sono

O que é CPAP

CPAP é a sigla, em inglês para Continuous Positive Airway Pressure. 
Esse equipamento é uma das mais eficientes ferramentas para o tratamento da apneia Obstrutiva do sono.

O CPAP gera um fluxo de ar com pressão positiva e contínua, que impede que ocorram o fechamento das vias aéreas superiores durante o sono, sejam elas obstruções parciais ou totais.

Desta maneira consegue eliminar o ronco e mantem a oxigenação normal do sangue. A terapia é feita através de uma máscara posicionada sobre o rosto do paciente, e um tubo flexível, chamado de traquéia que faz a conexão até o equipamento.

O nível da pressão gerada pelo aparelho, expressa em cm H2O, varia de paciente para paciente, e é influenciada pela gravidade da doença e pela avaliação feita através do exame de Polissonografia.

Esta modalidade de tratamento está indicada a todos os pacientes que apresentem Apneia do Sono moderada a severa, e também para aqueles que apresentem apneia leve associada a outra doença, como depressão, diabetes mellitus ou doenças do coração.

Todos os modelos de CPAP existentes no mercado geram pressão satisfatoriamente para o tratamento da Apneia, mas alguns modelos apresentam funções extras para facilitar a adaptação do paciente ao aparelho, e para possibilitar ao médico ou fisioterapeuta, o acesso a informações coletadas durante o uso, como adaptação e adesão a terapia, por exemplo.

A escolha da máscara é a parte mais importante para o sucesso do tratamento com o CPAP, e deve ser individualizada para cada paciente, pois a escolha da máscara errada torna quase impossível o uso do aparelho. 

É importante que a máscara seja baseada no padrão respiratório de cada paciente, e que se ajuste perfeitamente ao rosto, não deve apertar e nem machucar, mas deve estar firme o suficiente para não permitir o escape de ar através das suas bordas. Trabalhamos com três tipos de máscaras: nasal (cobre apenas o nariz), oronasal (cobre o nariz e a boca) e a chamada pillow nasal, posicionada sobre as aberturas das narinas.

Mas lembre-se: A melhor máscara é aquela à qual o paciente melhor se adapta!

Também existem casos de Apneias mais severas das quais alguns pacientes necessitam de um BiPAP (bilevel positive airway pressure), um aparelho, que tem a mesma proposta do CPAP, fornecer fluxo de ar com pressão positiva para manter as vias aéreas desobstruídas, porém, a diferença é que o BiPAP ou VPAP, oferece dois níveis de pressão positiva, um para a inspiração e outro para a expiração. Este tipo de aparelho está indicado, principalmente, para casos em que o paciente não se adapta ao CPAP, ou quando a apneia acontece em associação com restrição da ventilação, como em doenças musculares e na obesidade.

“Garantir uma adaptação consciente de forma facilitadora e eficiente, com tranquilidade e segurança é o sucesso para resultado positivo do tratamento do SONO”

CPAP SAÚDE

© Copyright 2021 CPAP Saúde – All Rights Reserved – Design e Programação by BlackHauz.